EcoViagem - Hotéis, Pousadas, Ecoturismo, Agências de Viagens e muito mais
EcoNews

Fique por Dentro

Viajantes

Fique por Dentro > Viajantes > Mundo Andino > Boletins > 

Anuncie Grátis no Portal

Anúncio totalmente GRÁTIS.
Clique aqui e faça seu anúncio agora.

Anuncie seu hotel ou pousada aqui  
Notícias Viajantes Colunistas Entrevistas Artigos 

Viajantes > Mundo Andino > Boletins > 

Escalada do Nevado Solimana (6.093m)

25º. Dia da Expedição Sul Peru. De volta ao Andino. Mundo Andino Estimados Amigos! Mundo Andino Depois de cinco dias longe, é um alívio voltar para o Andino, contar com o seu conforto e ter acesso ao notebook e ao equipamento de comunicaçã

17 de Abril de 2004. Publicado por Equipe EcoViagem  

25º. Dia da Expedição Sul Peru. De volta ao Andino.

Mundo Andino

Mundo Andino

Estimados Amigos!

Mundo Andino

Mundo Andino

Depois de cinco dias longe, é um alívio voltar para o Andino, contar com o seu conforto e ter acesso ao notebook e ao equipamento de comunicação por satélite, que nos permite um contato online com a Internet.

Mundo Andino

Mundo Andino

Estávamos longe do nosso querido caminhão porque ele está com problemas no seu eixo dianteiro e assim não consegue funcionar 4x4. A estratégia foi a mesma usada para o Vulcão Ampato, alugamos um outro veiculo, agora uma camionete. A idéia foi ótima, pois as estradas que enfrentamos foram as piores possíveis e o Andino sofreria apenas em 4x2.

Mundo Andino

Mundo Andino

Nossa aventura desta última semana teve o seu início em Arequipa, de onde iniciamos um longo deslocamento até a base do Vulcão Coropuna, foram 350Km percorridos em 12 horas, viagem longa e cansativa, mas muito bonita. De Arequipa, situada a 2.600m, descemos até Aplao, situado a 800m de altitude, onde ficou estacionado o Andino.

Aplao está no vale do rio Majes, um contraste absurdo com a paisagem desértica da costa peruana, devido ao verde de suas plantações e a riqueza de assentamentos humanos, tudo graças a irrigação.

Subimos por este vale exuberante até os 5.025m de altitude, a paisagem foi perdendo o seu mosaico formado pelos verdes “andenes” (plataformas para cultivo) e aos poucos voltamos a ser dominados pela “puna”, os altos campos andinos, onde o único sinal de vida são alguns rebanhos de lhamas e alpacas (raramente se avistam vicunhas e um ou outro guanaco), no meio de pedras e mais pedras onde nascem pequenos arbustos.

Chegar de carro a mais de 5 mil metros de altitude pode ser interessante, mas tem uma grande desvantagem, o impacto de se chegar muito rápido a um ambiente onde existe apenas 50% do oxigênio que existe a nível do mar. Felizmente as escaladas anteriores serviram para que o meu organismo se adapta-se a este ambiente extremo, deixando-me em condições de enfrentar a maior montanha do sul do Peru, o Coropuna, de 6.425m de altitude.

Assim, no dia seguinte, subimos para os 5.550m, onde montamos um acampamento avançado, eu e o Carlos, alpinista peruano, guia fundamental para o melhor aproveitamento e sucesso desta expedição. Como quase todos os dias que estivemos na montanha, a tarde desabou uma tempestade, aumentando ainda mais a quantidade de neve fresca, o que acabou sendo a maior dificuldade para se chegar no alto do Coropuna, além de aumentar o risco de avalanches.

O Coropuna tem sete cumes, longes um do outro e ligados por um imenso glaciar, formando na parte superior um gigantesco platô (veja foto abaixo), chegar no seu ponto mais alto foi bem cansativo, a subida parecia interminável.

Depois do Coropuna eu podia me dar por satisfeito aqui no sul do Peru, de fato já havia escalado todas as montanhas mais importantes, além da mais alta, o que me permitiu ter uma boa idéia de como é esta parte dos Andes, mas havia sido tão difícil chegar até aqui que valia a pena enfrentar um último desafio, o Solimana.

No mesmo dia que descemos do cume do Coropuna (6.425m), enfrentamos mais duas horas de viagem para chegar até a base do Solimana, a 4.750m de altitude.

Caminhamos cerca de 15Km, até os 5.500m, onde encontramos um lugar para acampar, no início das primeiras manchas de neve. Carlos nunca havia ido ao Solimana, assim no final da tarde fui fazer um reconhecimento do possível caminho, para que não tivéssemos muitas surpresas durante o início da escalada.

Às 4 da madrugada partimos, Carlos, eu, e também o Johan, um jovem aspirante a guia. Por uma rampa de 60 graus de inclinação, de aproximadamente 20 metros, acabamos subindo no alto de um extenso glaciar, e nos deparando com a grande muralha do Solimana, de uns mil e 500 metros de largura e cerca de 300m de altura. Estávamos justo do lado esquerdo da muralha, fizemos uma travessia para o lado direito, na esperança de conseguir uma passagem para o cume. Não tivemos sorte, paredões instáveis de rocha vulcânica impediam o caminho.

Resolvemos então ir para o centro da muralha, onde um largo e empinado corredor poderia ser a solução. Eu ainda estava do lado direito fazendo algumas fotos, de repente uma grande avalanche desabou pelo corredor que pretendíamos subir, quase alcançando Carlos e Johan, foi um grande susto, suficiente para desistirmos de tentar chegar o alto do cume sul ou principal, mas o cume norte, apenas 20 metros mais baixo, parecia acessível.

Voltamos então para o lado esquerdo da muralha e começamos a subir o cume norte por corredores com até 60 graus de inclinação. Na metade da subida nossa segurança se viu totalmente ameaçada, não só pela inclinação acentuada e a altura já perto dos 200 metros, mas pela neve que não nos oferecia nenhuma firmeza, eram placas de neve fresca, mal aderidas as camadas inferiores, que poderiam descolar se transformando em avalanches. Passamos maus momentos e bem inseguros tocamos o pontiagudo cume norte, onde mal cabíamos os três. Nada de comemorações, pois era grande a preocupação com a descida. No trecho mais vertical usamos a corda, depois, devido à dificuldade de ancoragens seguras, desescalamos com todo o cuidado.

Na foto principal apareço no alto do Coropuna (6.425m), ao fundo aparece o Solimana (6.093m). Abaixo aparece o enorme platô que existe no alto do Coropuna. Logo nosso acampamento avançado no Solimana, à direita, pontiagudo, o seu cume norte. A última foto mostra o Johan e o Carlos na metade da subida ao Solimana.

Um forte abraço,

Waldemar Niclevicz

 

Comentários

 
 
 

Últimos boletins

 
 
  • 3/Mai/04 As belas fotos do Sul do Peru! Um dos melhores momentos após as viagens que faço, é rever os amigos, as pessoas que amo, e matar as saudades. Mas também fico morrendo de vontade de revelar as fotos e ver como ficaram as imagens gravadas em vídeo, assim a descoberta continua em cada vez
  • 20/Abr/04 Chegada em Lima e volta ao Brasil 28º. Dia da Expedição Sul Peru. Cortando o litoral sul do Peru. Mundo Andino Estimados Amigos! Mundo Andino Ontem chegamos em Lima, a grande capital do Peru, com aproximadamente 7 milhões e 500 mil habitantes, após dois dias de viagem marg
  • 14/Abr/04 Escalada do Nevado Coropuna ( 6.425m) 22º. Dia da Expedição Sul Peru. Estimados Amigos! Acabamos de escalar mais uma grande montanha. Ontem, a tarde, após montarmos o nosso acampamento no meio de grandes rochas vulcânicas, caiu uma boa tempestade e nos assustou, mais de madrugada as est
  • 13/Abr/04 Problemas com o Andino 21º. Dia da Expedição Sul Peru. Estimados Amigos! Depois da escalada do Ampato (6.318m), bem na sexta-feira santa, passamos o sábado e o domingo em Arequipa, desmontando o eixo dianteiro do Andino. Infelizmente notamos que as cruzetas quebraram e
  • 10/Abr/04 Escalada do Vulcão Ampato (6.318m) 18º. Dia da Expedição Sul Peru. Mundo Andino Estimados Amigos! Mundo Andino Dias atrás, no alto dos 5.597m de altitude do Mismi, fiquei emocionado ao pisar aquela neve que dá origem as nascentes do Amazonas. Foi uma experiência das mais gr
  • 7/Abr/04 Escalada do Mismi (5.597m) 14º. Dia da Expedição Sul Peru. Em busca das nascentes do Amazonas. Mundo Andino Estimados Amigos! Mundo Andino O dia aqui no Peru está acabando, já são 23:35hs, ai no Brasil o dia já acabou, ou seja, já passou da meia noite, já são 01:35h
  • 3/Abr/04 Escalada do Vulcão Misti (5.823m) 11º. Dia da Expedição Sul Peru. Mundo Andino Estimados Amigos! Mundo Andino Entramos definitivamente em uma verdadeira maratona pelas montanhas, depois do sobe e desce de Arequipa (2.350m) / Vulcão Ubinas (5.672m) em apenas dois dias, agor
  • 1/Abr/04 Escalada do Vulcão Ubinas 9º. Dia da Expedição Sul Peru. Enfim entre os Andes. Mundo Andino Estimados Amigos! Mundo Andino Depois de tanta viagem por estradas convencionais, de Santiago até Arequipa, e de tanto tempo sentado atrás do volante do Andino, finalmente c
  • 30/Mar/04 Chegada em Arequipa 7º. Dia da Expedição Sul Peru. Bem recebidos no Peru. Mundo Andino Estimados Amigos! Mundo Andino Depois de rodar 2.577Km em 5 dias, é com um imenso prazer que atualizo hoje este site aqui do Peru, o terceiro maior pais da América do Sul,
  • 28/Mar/04 Cruzando a norte do Chile 5º. Dia da Expedição Sul Peru Mundo Andino Estimados Amigos! Nestes primeiros dias da viagem estamos apenas nos deslocando para o sul do Peru, a região onde se desenvolverá a próxima expedição, assim estamos na estrada o dia todo, sem a preocup
 

Veja também

 
 

Chegada em Lima e volta ao BrasilEscalada do Nevado Coropuna ( 6.425m)

Anuncie sua hospedagem ou agência Grátis Publicidade Sobre o Portal EcoViagem Entre em Contato