EcoViagem - Hotéis, Pousadas, Ecoturismo, Agências de Viagens e muito mais
EcoNews

Fique por Dentro

Viajantes

Fique por Dentro > Viajantes > Monotravessias > Boletins > 

Anuncie Grátis no Portal

Anúncio totalmente GRÁTIS.
Clique aqui e faça seu anúncio agora.

Anuncie seu hotel ou pousada aqui  
Notícias Viajantes Colunistas Entrevistas Artigos 

Viajantes > Monotravessias > Boletins > 

Santiago, aqui estou!

Olá Amigos, Monumento no Caminho de Santiago Foto: Valentine Moreno Sai de Barbadelo no dia 13 de junho, domingo, sem muito rumo. Em princípio, ficaria no primeiro povoado depois de Portomarin, mas chegando lá não gostei do que vi e decidi seguir

16 de Junho de 2004. Publicado por Equipe EcoViagem  

Olá Amigos,

Monumento no Caminho de Santiago

Monumento no Caminho de Santiago
Foto: Valentine Moreno

Sai de Barbadelo no dia 13 de junho, domingo, sem muito rumo. Em princípio, ficaria no primeiro povoado depois de Portomarin, mas chegando lá não gostei do que vi e decidi seguir até o próximo povoado, que era pior ainda. Decidi, então, ganhar terreno e pedalar até Palas de Rey, o que totalizaria 40 Km de percurso.

Auto-retrato

Auto-retrato
Foto: Rodrigo Racy

Para minha surpresa, 8 Km antes de Palas de Rey passei por Ligonde. O albergue deste lugar fica bem no caminho, em um pequeno povoado que vive apenas da pecuária. As casas são praticamente no curral. É uma loucura como esse povo vive. A passagem por ali foi muito convidativa e resolvemos ficar. Na frente do albergue tinha um galão de café, um de leite, açúcar, fitas cassetes, mapas, orações e etc. É albergue de um grupo cristão norte-americano. São nove hospitaleiras, garotas belas e livres, um harém. Alem do café, do leite e das outras coisinhas, dormimos lá de graça, jantamos, tomamos café da manhã no outro dia sem gastar um tostão.

Albergue de Ligonde

Albergue de Ligonde
Foto: Rodrigo Racy

Um lugar muito diferente de todos da Galicia. Era aconchegante e a recepção, carinhosa. Acredito que esse albergue só é assim por não figurar em nenhum guia. Só o descobre quem passa e presta atenção. Tenho certeza de que muitos peregrinos não devem nem ter visto esse lugar. Lamento por eles e agradeço por mim.

Conversei durante um bom tempo com uma das garotas, que falava espanhol. Tirei fotos e deitei no sol em cima de um antigo carro de boi desativado e tirei uma soneca. Na Galicia venta muito e na sombra da até para sentir um friozinho dependendo da hora.

O banho desse lugar foi o melhor de todos. A água estava na temperatura ideal. Banho frio, tô fora. O banheiro era limpo, tinha sabonete liquido e tudo. Jantei com todos que ali estavam e fui dormir.

Sai cedo para Arzua, o pior lugar do caminho que fiquei. Digo isso por causa do momento que vivi ali. Não ficou nada. Só dormi e segui em frente. Sobre o dia 14, segunda-feira, não há muito o que contar.

No dia 15 comecei minha jornada às 6h30. Pedalei alucinado os 38 Km até o Monte do Goso. Da maneira como vinha pedalando, só chegaria a Santiago no dia 18. Parei um dia em Triacastela para me recuperar e isso atrasaria o calendário. Assim, mudei o planejamento e deixei faltar apenas 4 km no quinto e último dia antes de chegar a catedral de Santiago. Tudo certo. Dias puxados depois do que passei, mas como me sentia totalmente recuperado foi um pulo chegar a Monte do Goso, que fica distante os 4 km do ponto final.

No dia anterior, analisando o guia, percebi que não havia mais nada de interessante para ser visto. Nenhum monumento, nenhum lugar especial a não ser o caminho propriamente dito. A paisagem seria muito semelhante a dos últimos três dias. Pensei, as imagens que necessito já tenho e este é o ultimo dia longo de pedal. Resolvi, então, dar um perdido no Renato e na Val. Dois quilômetros antes de chegar a Monte do Goso parei para esperar os dois. Esperei, esperei, esperei... Duas horas e meia depois eles apareceram. Fomos até os monumentos de peregrinos. De lá se avista, bem de longe, as torres da Catedral de Santiago no meio das montanhas. O céu compõe a linha do horizonte. Fizemos as imagens necessárias e seguimos para o albergue.

Nesse momento um flash do caminho passou por meu pensamento e tive a sensação de que estava vivendo isso há muito tempo. Um povoado que se encontrava há quatro etapas parecia estar há oito etapas, e assim vai. Esse caminho ainda vai me deixar louco... O dia ali já foi bem estranho, uma sensação esquisita, um certo vazio. Alegria e tristeza misturadas.

Pois bem, hoje, dia 16 de junho, sai às 8 horas para pedalar os últimos 4 Km. Um pouco antes de chegar a cidade de Santiago, passei ao lado do aeroporto e, nessa hora, pensei: voltarei ao aeroporto e, de cima, vou ver esse lugar, que é um pedaço marcante do caminho, já que são últimos quilômetros dos 868,2 pedalados durante 31 dias – fiquei três dias parados. Foram nove meses de trabalho e agora sinto uma mistura de sentimentos.

Às 8h30 cheguei ao marco 0 do caminho, em frente a majestosa Catedral, edificada na praça do Obradoiro. Deitei no chão em cima do marco e fiquei por um bom tempo delirando, lembrando do que senti, do que vivi, das pessoas que conheci, das lições que aprendi. Enfim, de todo o caminho até chegar aqui. No meu pensamento as lembranças do caminho me faziam sentir um tanto mais leve. A mochila parecia estar vazia e o coração, cheio.

Estou aqui. Cheguei, fiz o que disse e posso dizer de boca cheia: missão cumprida!

Meu espírito agora repousa em paz. As emoções vividas estão cravadas no meu peito, no meu coração e essa passagem de vida é só minha.

Agora, quem sabe, posso encontrar o início do meu caminho. Da minha vida.

E, você, está esperando o quê para ir em busca do seu caminho? Dos seus sonhos?

Muito obrigado a todos que me acompanharam nessa jornada pela força que me deram todo esse tempo. Foi realmente de grande valia!

Vencemos mais essa!

Um forte abraço e um grande beijo no coração.

No mais, o mesmo...

Rodrigo Racy

 

Comentários

 
 
 

Últimos boletins

 
 
  • 15/Jun/04 Pensar Olá Amigos, Tenho pensado bastante na vida. Penso, logo existo!Penso na minha volta para casa, na minha trajetória até aqui, na minha família, nos meus amigos, amigos fiéis. Penso no Don Juan (meu furão), na minha casa, na volta ao Brasil, no meu carro
  • 14/Jun/04 Impressionante! Olá Amigos, Castelo de Ponferrada Foto: Valentine Moreno Villafranca del Bierzo - Ruitelán - O Cebreiro - Tricastela No caminho Foto: Valentine Moreno Antes de mais nada quero dizer que este parágrafo foi escrito no momento do envio deste
  • 11/Jun/04 Dia Quente Olá Amigos, Cruz de ferro Foto: Valentine Moreno Murias de Rechivaldo - Manjarín - 23ª etapa Subida para Manjarín Foto: Renato Falzoni O dia começou quente, em dois sentidos, o sol e um desentendimento com a Val, que provocou um desencon
  • 8/Jun/04 Etapa noturna Olá Amigos, Pedalando à noite Foto: Valentine Moreno Na manhã do dia 3, às 7h45, sai de Leon com destino ao Hospital de Órbigo. Leon é uma bela cidade, grande no caminho. Ali, resolvi diversas coisas de produção, fiz algumas comprinhas, que despac
  • 4/Jun/04 Surpreendente esse caminho Olá Amigos, Pedalando com Mikel e seu cachorro Aker Foto: Valentine Moreno Pensei que esta seria uma etapa dura e monótona por estar nas mesetas (terreno plano de mesma paisagem apesar da altitude). Engano meu. A mágica do caminho reverteu esse qu
  • 1/Jun/04 As sensações Oi Amigos, Renato grava enquanto pedala Foto: Valentine Moreno Serão poucas as palavras em relação à parte física da expedição. Ponte para os peregrinos Foto: Valentine Moreno Hoje à tarde (30/05) fui escutar música para sofrer menos com
  • 31/Mai/04 As mesetas Olá Amigos! Peregrinos no caminho Foto: Valentine Moreno Sahagún – 30 de Maio de 2004 Santiago a 475 km Foto: Valentine Moreno Depois falo sobre este lugar… Acacio, Orietta e Rodrigo Foto: Valentine Moreno Hoje (29/05) chegamos à m
  • 28/Mai/04 A metade do caminho Olá!!! Nos campos de trigo Foto: Valentine Moreno Burgos/Castrojeriz - Castrojeriz/Fromista Arcos de San Anton Foto: Valentine Moreno A chegada a Burgos foi por volta das 11h30 do dia 26/05. Paramos um pouco na catedral e ficamos admirando
  • 26/Mai/04 No meio do caminho Oi Amigos, No meio do caminho Foto: Valentine Moreno Hoje é dia 26 de maio, chegamos a Burgos, a maior cidade que passamos até agora... A visão da Catedral foi algo que me arrepiou, suas torres imensas são extraordinárias. É o mais significante m
  • 23/Mai/04 A 10ª etapa Oi Amigos!!! Estamos na 10ª etapa de nossa viagem e está sendo bem mais difícil do que eu imaginava. Mais difícil psicológica do que fisicamente... Infelizmente perdi o texto que havia escrito sobre as três primeiras etapas e o Renato e a Val fizeram u
 

Veja também

 
 

Pensar

Anuncie sua hospedagem ou agência Grátis Publicidade Sobre o Portal EcoViagem Entre em Contato