EcoViagem - Hotéis, Pousadas, Ecoturismo, Agências de Viagens e muito mais
EcoNews

Fique por Dentro

Viajantes

Fique por Dentro > Viajantes > Eurotrip > Boletins > 

Anuncie Grátis no Portal

Anúncio totalmente GRÁTIS.
Clique aqui e faça seu anúncio agora.

Anuncie seu hotel ou pousada aqui  
Notícias Viajantes Colunistas Entrevistas Artigos 

Viajantes > Eurotrip > Boletins > 

Eurotrip na Radio Rai, cinco horas seguidas no ar

Uma sexta-feira de tirar o fôlego. Giramos 24 horas sem pregar o olho, mas o dia foi tão agradável que nem vimos as horas passarem. Deixamos o motorhome sob a guarda de Cláudia e partimos para o centro de Roma. Desembarcamos da Metropolitana, como os roma

19 de Dezembro de 2003. Publicado por Equipe EcoViagem  

Uma sexta-feira de tirar o fôlego. Giramos 24 horas sem pregar o olho, mas o dia foi tão agradável que nem vimos as horas passarem. Deixamos o motorhome sob a guarda de Cláudia e partimos para o centro de Roma. Desembarcamos da Metropolitana, como os romanos chamam o metrô, na Piazza di Spagna e logo nos deparamos com a Scalinata di Spagna, uma imensa escadaria que liga a Igreja de Trinità dei Monti à Piazza. Dizem que esta é uma das mais belas praças de Roma, pena que nessa época do ano faltaram as flores que tradicionalmente enfeitam a escadaria.

Gian Luca, de costas, Fabiula e Patrícia durante a participação no programa Brasil, da radio Rai

Gian Luca, de costas, Fabiula e Patrícia durante a participação no programa Brasil, da radio Rai

Tanto a praça como a escadaria estão sempre tomadas por turistas. Alguns num vai-e-vem frenético e outros sentados pacientemente nos degraus, cada um desfrutando o lugar do seu jeito. No pé da escadaria fica a La Barcaccia, uma fonte idealizada por Pietro e Gian Lorenzo Bernini. Andando por Roma encontraremos muitas outras obras assinadas pelo famoso napolitano.

Patrícia, Fabiula e o jornalista Gian Luca, madrugada animada na Rai

Patrícia, Fabiula e o jornalista Gian Luca, madrugada animada na Rai

Visitamos a Igreja de Trinità dei Monti, de onde temos uma ótima visão da cidade, principalmente das cúpulas das igrejas, caminhamos pela Via Condotti (que fica bem em frente à Piazza) e observamos as vitrines das lojas de grife concentradas dessa rua. Vestidos Dior e Valentino pela bagatela de 3.400 euros. Realmente uma pechincha!!!

Eurotrip na Piazza San Pietro, no Vaticano

Eurotrip na Piazza San Pietro, no Vaticano

Fizemos um roteiro pelo emaranhado de ruelas até chegarmos à Embaixada do Brasil, na Piazza Navona. Passamos pelo Parlamento Italiano e por outras igrejas belíssimas. Filmamos e fotografamos tudo.

A Scalinata di Spagna e a Igreja de Trinità dei Monti no alto

A Scalinata di Spagna e a Igreja de Trinità dei Monti no alto

No escritório de Turismo, Daniela e Flaminia haviam conseguido marcar uma entrevista com jornalistas para a terça-feira. Um deles trabalha para o La República, um dos jornais mais lidos aqui com uma tiragem de 800 mil exemplares. Além disso, nos colocaram em contato com Silvonei Protz, jornalista da Rádio do Vaticano com quem acabamos nos encontrando na embaixada às cinco e meia da tarde e marcando uma entrevista para a segunda-feira.

Detalhe de uma versão alemã de Pietà, na Igreja de Trinità dei Monti

Detalhe de uma versão alemã de Pietà, na Igreja de Trinità dei Monti

Enquanto Daniela e Flaminia faziam os seus contatos, aproveitamos para checar nossos e-mails. Sorte de quem vem buscar informações do Brasil aqui em Roma. Além de entrar num escritório que tem a cara do Brasil, o lugar também tem a alma do nosso país. Painéis com belas paisagens (incluindo as Cataratas do Iguaçu) decoram as paredes e a música brasileira contagia.

Durante a tarde conversamos também com Gian Luca, a quem daríamos uma entrevista na Radio 1, da Rai, à noite. Foi então que descobrimos que a nossa noite seria longuíssima. O programa dele começa à 0h30 da madrugada e termina às 5h30 e iríamos participar dele de ponta a ponta. Legal, estamos preparadas!

Como iríamos chegar muito, mas muitttttttttttttttttoooooooooooo tarde em casa decidimos voltar pra Lido de Óstia e ir de carro até a rádio Rai. Nos encontraríamos com Gian Luca às 23h no centro de Roma. Como saímos bem cedo de Lido para não chegarmos atrasadas, aproveitamos para dar uma olhada no Vaticano à noite. Foi realmente emocionante entrar na Via d. Conciliazione e ver lá ao fundo a Praça São Pedro e a Basília... Nos aproximamos o máximo possível e por alguns instantes deixamos o carro bem embaixo de uma placa que indicava que ali era proibido estacionar. O risco valeu a pena, só assim conseguimos fazer uma foto nossa no local.

O lugar é impressionante. A praça é cercada por colunas projetadas por Bernini, nas laterais algumas fontes e no centro uma imensa árvore de Natal. Ficamos observando qual era a janela que protagoniza as aparições do papa João Paulo II para as bênçãos aos domingos. Se a religião católica fosse como a muçulmana, teríamos cumprido o compromisso de ir, pelo menos uma vez na vida, à nossa “Meca”.

Seguimos então para o local combinado, onde encontraríamos Gian Luca. Ele chegou com um outro colega da rádio e os seguimos até lá. Realmente seria difícil encontrar o endereço sozinhas, o lugar é bem afastado do centro de Roma. Cláudia foi no carro com ele para já ir adiantando algumas informações para o jornalista.

Meia-noite e meia entramos no ar (Fabiula e Patrícia, Cláudia ficou nos acompanhando pelo rádio do carro). Do programa também participaram Adriano Gasparini Gomes, um fotógrafo brasileiro que vive há 16 anos aqui na Itália (dê uma olhada no site dele www.adrianogasparini.it) e nos ajudou com as traduções, e outros dois convidados.

Antes do programa começar, entregamos a Gian Luca o cd do Poronga Joke, uma talentosa banda de Foz do Iguaçu, que lançou seu primeiro disco pouco antes de começarmos a viagem pela Europa. Gian Luca incluiu “No Stress”, o hit da banda, no programa. Adoramos ouvir o trabalho dos nossos amigos no único programa destinado à música brasileira na rádio mais importante da Itália. Viva Poronga!!!!!!!!

Foi muito divertido, falamos do nosso projeto, das nossas aventuras pela Europa, da infra-estrutura turística de Foz do Iguaçu, de disco voador, de música brasileira, filosofamos sobre a vida... Foram horas muito divertidas. A cantora italiana Mafalda Minossi entrou ao vivo por telefone do Brasil. O programa chama-se Brasil e tem uma grande audiência aqui na Itália – a maior da sexta-feira à noite, quando vai ao ar - e também no Brasil, de onde pode ser acompanhado pelo site da Rai: www.radiorai.it, clicando em radio uno ou radio 1 e depois em ascolta (escuta, em italiano).

Depois do programa, tomamos um café delicioso perto da casa de Luca, responsável pela parte técnica do programa, e seguimos até a casa de Gian Luca, no alto de uma colina. Lá conseguimos uma vaga perfeita para o carro. E finalmente às sete da manhã de sábado, depois de 24 horas acordadas, nos entregamos aos braços de Morfeu e dormimos feito anjos.

 

Comentários

 
 
 

Últimos boletins

 
 
  • 13/Mai/05 Eurotrip estréia na TV Boas notícias depois de tanto tempo fora do ar. A partir de maio, as aventuras da Eurotrip vão pra TV. Estréia no sábado, dia 14, o Vias e Trilhas, um programa semanal de 15 minutos que vai contar a nossa aventura. Lembram, ficamos onze meses rodando na E
  • 21/Out/04 Algumas notícias... Olá amigos, Público que conferiu a palestra da Eurotrip na Fanorpi acho que estamos um pouco enferrujadas. Quando contávamos a nossa rotina no nosso diário de bordo, era só ligar o computador para que o texto fluísse. Agora está um pouco difícil.
  • 28/Jun/04 Saudades... Olá amigos... Durante a conversa, os assuntos foram jornalismo e turismo Os dias vão passando e as lembranças dos 11 meses na estrada ficam cada vez mais deliciosas. Aqueles dias ruins, ou não tão bons, que passamos vão caindo no esquecimento e no
  • 14/Mai/04 O primeiro dia Oi Amigos, Como planejado, no dia do aniversário de sua avó, 14 de maio, Rodrigo Racy deu as primeiras pedaladas em seu monociclo rumo a Santiago de Compostela. Depois de 22, 7 quilômetros, nosso atleta chegou a Roncesvales. Infelizmente ele não pôde e
  • 27/Abr/04 Olá amigos... Ficamos muito tempo sem dar notícias. Desculpem-nos! Agora nossa vida não está mais tão cheia de emoções como nos tempos em que morávamos num motorhome e que Pisa, Sintra, Sevilha, Melk, L`viv, Roterdã e tantas outras cidades européias eram o nosso ender
  • 24/Fev/04 Hora de apresentar os resultados aos parceiros... Nem parece que faz tanto tempo que partimos de Foz do Iguaçu. Passaram-se 11 meses e cá estamos nós novamente. A cidade que encontramos não é muito diferente da que deixamos. Mas tivemos pouco tempo para ficar observando, tivemos logo que colocar a “mão n
  • 18/Fev/04 Récorde de turistas nas Cataratas do Iguaçu Olhem só que notícia interessante essa que encontramos no portal Ecoviagem. Depois de divulgar Foz do Iguaçu por 17 países da Europa durante onze meses, essa reportagem nos deixou feliz! Turistas passeiam pelas passarelas no Parque Nacional do Igua
  • 11/Fev/04 Probleminhas com o nosso e-mail Olá, amigos! gostaríamos de nos desculpar por nos últimos dias não termos respondido nossos e-mails. Não foi culpa nossa!O provedor de e-mail esteve passando por uma reformulação e só agora pudemos consultar nossa caixa de mensagens. Seria muito bom se
  • 17/Jan/04 Nossa chegada é notícia no Brasil Enquanto colocamos nossas cabeças e corpos em ordem, descansamos um pouco e nos acostumamos novamente com uma casa normal com quartos, sala, banheiro (com chuveiro) cozinha, também aproveitamos para divulgar o trabalho que desenvolvemos nesses últimos 11
  • 16/Jan/04 Chegamos!!!!!!!!!!!!!! Foram exatos 11 meses e um dia de expedição. Semanas, dias, horas inesquecíveis que nós vivemos na Europa a bordo de um motorhome que se tornou nossa casa. As pessoas achavam engraçado quando chamávamos o carro de casa, mas pra nós era exatamente isso que
 

Veja também

 
 

Repondo as energias...Visita à Embaixada do Brasil em Roma

Anuncie sua hospedagem ou agência Grátis Publicidade Sobre o Portal EcoViagem Entre em Contato