EcoViagem - Hotéis, Pousadas, Ecoturismo, Agências de Viagens e muito mais
EcoNews

Fique por Dentro

Viajantes

Fique por Dentro > Viajantes > EcoFotos > Viagens Nacionais > 

Anuncie Grátis no Portal

Anúncio totalmente GRÁTIS.
Clique aqui e faça seu anúncio agora.

Anuncie seu hotel ou pousada aqui  
Notícias Viajantes Colunistas Entrevistas Artigos 

Viajantes > EcoFotos > Viagens Nacionais > 

Serra Fina

A Pedra da Mina está localizada na Serra da Mantiqueira mais especificamente na Serra Fina e é composta por mais dois picos: Cupim de Boi (2543 m) e Pico dos 3 Estados (2689 m).

17 de Maio de 2005. Publicado por Adilson Moralez  

Pedra da Mina

Pedra da Mina

Pedra da Mina
Foto: Adilson Moralez

A Pedra da Mina está localizada na Serra da Mantiqueira mais especificamente na Serra Fina e é composta por mais dois picos: Cupim de Boi (2543 m) e Pico dos 3 Estados (2689 m). Após a reavaliação dos maiores picos brasileiros pelo IBGE em 2004, a Pedra da Mina foi alterada para 2798 m e considerada o quarto ponto mais alto do Brasil -1º) Pico da Neblina-AM (2994 m) – 2º) 31 de Março-AM (2973 m) – 3º) Pico da Bandeira–MG/ES (2890 m) – Fonte http://www.ibge.gov.br

Nessa viagem, que foi um convite da Agência Rota Turismo de Itamonte e da Harpia Adventure de Passa Quatro, eu estava programando fazer a travessia da Serra Fina, porém, devido ao mal tempo tivemos que cancelá-la e mudar de planos.

Apesar da correria de última hora consegui me encaixar com o Alberto do Rio que também estaria fazendo a travessia no feriado de Tiradentes. A Rota Turismo contratou o guia Zeca de Itanhandú para nos conduzir nessa grande aventura. Uma cara super tranquilo e bom conhecedor da região.

Primeiro dia

Estrada para Alagoa

Estrada para Alagoa
Foto: Adilson Moralez

Para agilizar a logística dormi em Itamonte e pela manhã a Lily da Rota Turismo me apanhou no hotel e fomos no meu jipe para Itanhandú pegar o Zeca e o Alberto. Apesar do tempo não estar firme tínhamos esperanças de uma boa caminhada. Porém, na natureza tudo pode acontecer e é imprescindível saber reconhecer sua soberania. Estavamos subindo, ainda no jipe, até o ponto onde iniciaríamos a caminhada, quando o o tempo fechou totalmente e em pouco tempo começou a chover forte com muitos raios. Apesar do grande desapontamento todos foram sensatos em decidir cancelar a travessia, pois além do sacríficio de caminhar molhados e sem visão nenhuma, iríamos nos expor a um risco muito grande com os ventos fortes e raios. Voltamos até Passa Quatro onde nos encontramos com outro grupo que nem havia saido da pousada na esperança do tempo melhorar.

A opção foi mesmo aproveitar o dia fazendo outra programação e esperar um dia melhor na sexta-feira para fazermos a Pedra da Mina. Resolvi então apreveitar o restante do dia passeando de jipe pela região. Como já era hora do almoço, aproveitei e fui saborear a já conhecida truta da Pousada Ribeirão do Ouro em Itamonte. De lá, pequei a estrada (de terra) para Alagoa e fui conhecer algumas pousadas e trilhas da região que ainda não havia visitado. Rodei a tarde toda, passando pela entrada do Parque Estadual do Papagaio e chegando até Alagoa. Retornei para Itamonte ao cair da noite e fui dormir ancioso para ter uma bela manhã de sol no dia seguinte.

Segundo dia

A partida

A partida
Foto: Adilson Moralez

Acordei 6h, abri a janela e o dia estava com muita serração. Me alegrei, pois serração significa sol em poucas horas. Tomei um café rápido e fui até Itanhandu pegar o Zeca para irmos até o bairro do Paiolinho. Nesse momento soube que meu parceiro Alberto havia mudado de idéia, portanto subiríamos apenas eu e o Zeca. Chegamos até o ponto onde deixariamos o carro às 9h. O dia estava lindo e nos presenteava com sol e temperatura agradável.

O lanche

O lanche
Foto: Adilson Moralez

Checamos o equipamento, alimentação e partimos com as mochila bem pesadas, mas ainda sem água. Essa, seria adicionada à nossa carga alguns quilometros acima, no rio vermelho, após cerca de uma hora de caminhada. No começo a trilha tem uma vegetação bem densa e árvores de médio porte. Paramos para um lanche ao meio dia num local que também é utilizado para acampamento.

A dura subida

A dura subida
Foto: Adilson Moralez

Retomamos a caminhada logo em seguida para não esfriar muito o corpo. A medida que se sobia a vegetação ia diminuindo de porte e começavam os campos de altitude. Em alguns ponto havia a presença de um capim muito alto e fechado que além de dificultar a caminhada permite a criação de trilhas alternativas. No meio da tarde o tempo já havia mudado bastante e a serração começava a ser uma constante companheira na caminhada.

Nosso acampamento

Nosso acampamento
Foto: Adilson Moralez

Cerca de 16:30h chegamos no ponto onde seria nosso acampamento. Esse ponto ainda estava cerca de 200m abaixo do pico, mas o Zeca preferiu ficar ali por ser mais protegido dos ventos. Montamos o acampamento, preparamos o local da cozinha e fui explorar a região e fazer algumas fotos de fim de tarde. Muito interessante ver como o vento moldava as nuvens criando formas incríveis e a serração “se protegendo” dos ventos nos vales da serra.

Preparo do Jantar

Preparo do Jantar
Foto: Adilson Moralez

Ao cair da noite fomos preparar nosso delicioso jantar: sopão e miojo com atum e queijo parmezão. Finalmente após, 4 anos de espera pude inaugurar, em alto estilo, meu fogareiro de alta montanha MSR. Ferver a água para o sopão não levou mais do que dois minutos - não que estivessemos com pressa.

A dupla

A dupla
Foto: Adilson Moralez

Após o jantar fui fazer algumas fotos, pois também fomos presenteados com uma noite super aberta e com lua cheia. Sem muito mais o que fazer fomos para o merecido descanso às 20h.

Terceiro dia

Nascer do Sol

Nascer do Sol
Foto: Adilson Moralez

Após uma boa noite de dez horas de sono, acordei às 6h e o termômetro marcava 5 ºC. Já sai com a câmera na mão para as fotos do nascer do sol. Incrível. Nada como ver essa cena a mais de 2500m de altitude. Logo em seguida partimos para o pico, numa caminhada de cerca de 20 min. Lá, encontramos outros dois grupos que já se preparavam para partir.

Nascer do Sol

Nascer do Sol
Foto: Adilson Moralez

O visual foi magnifíco e se podia ver 360º, pois o dia estava muito favorável. Num contraste com a natureza peguei o celular e liguei para a família, pois devido a altitude o sinal é bem forte. De lá é possível avistar várias cidades e o vale do Paraiba.

Nascer do Sol

Nascer do Sol
Foto: Adilson Moralez

Após a sessão de fotos, voltamos ao acampamento, preparamos o café, desmontamos a barraca e iniciamos a longa e cansativa descida às 9h. Apesar de ter menos água, a mochila ainda estava bem pesada e o fato de descer freando a musculatura torna o retorno bem cansativo.Praticamente não paramos para comer e chegamos no carro às 15:30h sentindo bastante os musculos da perna.

GPS confirmando altitude

GPS confirmando altitude
Foto: Adilson Moralez

Apesar de ser bastante cansativa a viagem valeu cada instante. Tanto que já estou fazendo planos para voltar e fazer a travessia completa que dura 4 dias com 3 acampamentos.

Dicas do autor

Fazer a Pedra Mina requer um bom preparo físico e capacidade para caminhar com uma mochila cargueira com cerca de 15-17 kg. A maior dificuldade é a ausência de água no caminho e no pico. Portanto toda a água da subida, jantar, café e retorno tem que ser levada. É recomendável pelo menos 4 litros d´água por pessoa. Os meses de invernos são mais indicados devido a menor probalidade de chuva. Porém, nessa época a temperatura lá em cima cai abaixo de 0 ºC facilmente.

Serviços

Rota Turismo
Rua Joaquim Murtinho, 105, Centro-Itamonte-MG
www.rotaturismo.com.br
35 3363 3207
rotaturismo@turnet.psi.br

Harpia Adventure
Passa Quatro-MG
35 3371 2616

 

Comentários

 
 

Evandro Queiroz Glória - Volta Redonda - RJ

 postado: 6/9/2008 22:19:57

Conheci a Serra Fina e a Pedra da Mina, foi emocionante, já fui a Bandeira, Serra da Canastra, itatiaia, Cucuruto, Marins e etc... , mas nada se compara com Serra Fina, mas lembre-se precisa-se de muito preparo fisico e principalmente emocional, pois passei por momentos de desequlibrio devido ao alto grau de dificuldade, ficou na história.


 
 

amanda

 postado: 31/8/2008 15:45:22

voces podiam fazer fotos dos picos brasileiros...


 
 
 

Últimos boletins

 
 
  • 10/Set/08 Passa Quatro - MG Venha conhecer o que essa simpática cidade mineira tem a oferecer
  • 9/Ago/08 Travessia da Serra dos Órgãos - RJ Os encantos entre Petrópolis e Teresópolis numa das travessias mais bonitas do Brasil
  • 25/Jan/08 Aparados da Serra e Serra Geral Belíssimos cânions na divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul.
  • 13/Jul/06 Chapada dos Guimarães / MT A Chapada dos Guimarães dista 64 Km de Cuiabá e nela está o centro geodésico da América do sul (ponto eqüidistante entre os oceanos pacífico e atlântico).
  • 22/Jun/06 Chapada dos Veadeiros / GO A Chapada dos Veadeiros está a 220 km ao norte de Brasília e é composta pelos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, São João da Aliança, Teresina de Goiás.
  • 10/Mai/06 Trekking na Trilha do Ouro Percorrer a trilha do ouro significa fazer uma viagem no tempo e na história do Brasil.
  • 20/Dez/05 Vale do Matutu O vale do Matutu (“cabeceiras sagradas” em linguagem indígena) está situado no munícipio de Aiuruoca, sul de minas, dentro da APA-Mantiqueira (Área de proteção ambiental).
  • 28/Set/05 Pico do Papagaio O Pico do Papagaio, com 2.091m (medidos com meu GPS), fica no município de Aiuruoca – MG.
  • 8/Ago/05 Travessia Serra Fina A travessia da Serra Fina, localizada na Serra da Mantiqueira, é considerada um dos trekkings mais difíceis do Brasil. Não só pelo relevo acidentado, pela altitude (média acima de 2.000 m) mas também pela falta de água.
  • 2/Ago/05 Serra da Mantiqueira O Pico do Garrafão, denominado como Pico de Sto. Agostinho em cartas topográficas, está localizado na Serra da Mantiqueira, mais precisamente no distrito de Alagoa, entre os municípios de Itamonte-MG e Aiuruoca-MG.
 

Veja também

 
 

Serra da MantiqueiraTerra dos Tesouros

Anuncie sua hospedagem ou agência Grátis Publicidade Sobre o Portal EcoViagem Entre em Contato