26 de Setembro de 2003. Publicado por Equipe EcoViagem
A empresa Enerfin-Elecnor, da Espanha, pretende instalar dois parques eólicos com capacidade de produção de 200 megawatts no Rio Grande do Sul, onde deve investir US$ 200 milhões. Um deles será implantado em Palmares do Sul e o outro, em Osório.
Segundo o governo estadual, ainda este mês a empresa recebe os termos a liberação de Licença Ambiental, o que permite que a empresa receba recursos do Programa Nacional de Incentivo de Fontes Alternativas de Energia (Proinfa) do Ministério de Minas e Energia.
De acordo com o diretor-presidente da Enerfin-Elecnor, Guillermo Planas, a empresa atua em 54 países com centenas de plantas de geração de energia eólica, `fator que a credencia tecnicamente para operar no Rio Grande do Sul, onde temos feito medições dos ventos, nos últimos dois anos, em áreas junto à Lagoa dos Barros, em Osório, com resultados muito positivos para que se possa empreender aqui esta fonte alternativa de energia, uma das mais limpas do planeta`, explicou.
Fonte: Usinagem Brasil