21 de Março de 2003. Publicado por Equipe EcoViagem
Consumidores ecologicamente corretos e preocupados com a origem e destino dos produtos. Essa é a e uma das primeiras iniciativas da Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do MMA -Ministério do Meio Ambiente, que tem à frente o ex-deputado estadual mato-grossense Gilney Viana.
A instituição está preparando uma ampla campanha para implantar a Cartilha sobre Consumo Sustentável, um manual de educação de 140 páginas destinado aos alunos do ensino médio e fundamental.
A cartilha aborda vários temas ambientais, tais como energia, alimentos, água, lixo, florestas, enfocando o consumo no mundo, no Brasil e como cada um pode agir para melhorar a situação.
“ É um guia didático de cidadania e cuidados com o meio ambiente que serão incluídos no currículo escolar no país”, explica um dos coordenadores da cartilha, Alan Milhomens.
A metodologia da cartilha foi desenvolvida pelo Instituto Consumers International e adaptada para a realidade brasileira. No ano passado a secretaria fez um plano piloto em São José dos Campos (SP) onde foram capacitados 80 professores.
Este ano a proposta é unir esforços com o MEC - Ministério da Educação, Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Idec - Instituto de Defesa do Consumidor, ongs, comunidades locais, assentamentos rurais e os núcleos estaduais de educação ambiental.
Fonte: Estação Vida
Comentários |
||
Naiara Mesquitapostado: 17/9/2008 18:58:10Creio que é uma ótima idéia, pois a escola é onde damos os primeiros passos para o futuros que queremos percorrer, ou seja, se trabalhar-mos o meio ambiente em parceria com as escolas conseguiremos preservar nosso meio ambiente, que é o que mais temos de valor. |
||
Veja também |
||
Flona de tapajós tem modelo de exploração sustentávelSDT promove estudo sobre iniciativas em desenvolvimento sustentável |
||